Há ainda uma certa confusão sobre tipos de baterias...que encontrei nos forums de aquariofilia...decorrentes deste meu tópico que também coloquei nesses mesmos forums:
http://waterinspiration.blogspot.com/2008/12/diy-ups.html
Gel é um tipo de bateria, AGM é básicamente a mesma coisa, com mais uns melhoramentos, ao nivel de resistência ao choque e ao congelamento.
Ambas têm ácido sulfúrico, embora no caso das de gel, formem uma subtância gelatinosa, no caso das AGM, o liquido é tão pouco, isto porque é uma subtância de fibra de vidro que fica com este ácido no seu interior...
ou seja mesmo que agora furasse as baterias não vertiam. como se molhassem algodão se for pouca água não verte, para além de serem mais resistentes ao choque e ao congelamento que as tais mais antigas de gel.
Isto básicamente aconteceu com os plasmas, os lcd's teimavam em ser chamados de plasmas...mesmo qunado eram lcd's...portanto existem baterias de AGM que são chamadas de gel pelos vendedores, porque a malta as procura...
talvez seja mais fácil de memorizar..
Acreditem que grande parte das baterias de gel são no fundo baterias seladas AGM...porque são muitissimo mais baratas...
Atenção ambas as baterias costumam ser VRLA, mas cuidado existem baterias de GEL que não têm a tal valvula e portanto não são VLRA, e eu não aconselho o seu uso em casa.
E claro existem baterias que apenas são tradicionais seladas, mais uma vez cuidado...
A possibilidade de aumento de pressão perigosa, nestes casos é altissimo, no caso do gel o risco é menor, mas existe...preferivel ter as tais valvulas de escape em caso de muita pressão.
Levar uma bateria aos 10V é arriscar a que esta fique danificada, qualquer tipo, porque todas estas baterias são fabricadas pelo mesmo principio.
carregar acima de 14V também pode as danificar, haverá aumento de temperatura e acumulação de hidrogénio...mas se a tensão não baixar ou subir dos 13.6 volts, um constante carregamento dará mais vida a estas baterias...
Mais uma vez reafirmo que baterias de gel são mais perigosas que as AGM, isto se não tiverem o tal sistema (VLRA valvula de escape) e porque não toleram descargas de grande amperagem (por exemplo curto-circuito)
Ou seja as AGM têm todas os beneficios das de gel, mais baratas, as vendas penso serem de 100 para 1. em favor das mais baratas AGM.
http://www.batterystuff.com/tutorial_battery_gel_agm.html
Para o caso em questão, as de gel talvez em durabilidade sejam melhor, elas são boas em aplicações onde a corrente tem de ser constante e baixa, isto em termos de eficiência.
As de gel tem mais alguns inconvinientes, como ter de se usar carregadores apropriados, não basta dar uma determinada tensão.
Espero ter ajudado...
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário