quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

DIY UPS

Tenho tido cortes de luz em casa, quase de uma hora, e meti mãos ao trabalho...

Comprei um sistema de carregamento para baterias (para estar sempre a carregar as baterias em modo contínuo), feito em portugal, só dá a corrente e tensão que quero para carregar as baterias, mas tenho uma bomba tunze que por acaso também funciona com essa corrente/tensão...

Essa bomba, a 6055 nano stream, está ligeiramente abaixo do nivel da água, qunado o nivel da água desce, a sucção da bomba consegue puxar ar, e isso acontece, quando há um corte de luz (sifão inverso na bomba de retorno), logo carradas de oxigénio...em situações de emergência.

portanto funcional!
As duas baterias são duas VRLA (AGM) ambas de 40 amp, como estão ligadas em paralelo tenho assim 12v a 80A/h

Esta bomba gasta 4-18 Watts (18 watts em 24V) portanto gastará no máximo 9 watts a 12V, fazendo as contas dá algo como:

9+10 watts=10 watts (tenho controlador)
10/12V=0.84 amperes
portanto tenho corrente para 4 dias...
safa...

fotos:




uma caixa com cadeado de plástico (mau condutor eléctrico) e 5 estrelas em termos de segurança.

Sem comentários: