sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Reforço de kalkwasser
Consigo ter bons valores de cálcio bem como de KH, com o reactor ratz 110 que tenho (alimentado com extintor de co2), O problema são os fosfatos não os consigo medir, mas palpita-me...é dos tais feelings que devo ter fosfatos em boa quantidade, do tal que é dificil de medir...
Apareceram cianos e filamentosas verdes depois de ter acelerado a injecção de co2, como tenho controlador o pH nunca me desceu muito, os problemas devem ter sido decorrentes do aumento de co2, e o sistema ainda não estabilizou deste aceleramento.
Agora... o kalk é óptimo para retirar o CO2, os iões OH- reagem com o co2 transformando em kh carbonatos e bicarbonatos, ou seja retiram o co2 anulando o efeito de cada um deles...(o pH alto dos iões OH- e o pH baixo do co2)
Também o efeito de precipitar os fosfatos será útil... não sei em que medida isso se fará sentir, mas mesmo um pequeno efeito será útil.
Meti mãos (de novo) à obra...
-O frasco que vinha com o kalk e que era bem grande ...talvez 5 litros, seria talvez suficiente para este projecto...
-2 picagens de rega (com rosca de cada lado), não sei o termo rigoroso destas peças(...servem para introduzir num tubo de rega e retirar assim água de um tubo maior para um mais pequeno.
-mangueira de ar que chegue ...
simples...
fura-se a tampa em dois sitios para receber as tais picagens, um pedaço de mangueira vai ficar no interior do frasco, que irá receber água da osmose e irá remexer a mistura. A outra picagem de saida não irá ter tubo interno, para assim só sair a água mais de cima do frasco. ficando a solução mais concentrada em baixo.
já medi a água de saida e dá valores perto de 12 pH...
:)
coloquei pouco kalk, visto eu agora ter de orientar a quantidade de forma a não criar aqui um choque de pH.
Não fiz apenas isto...O sistema de reposição de água que coloquei em posts anteriores, também foi alterado, agora funciona a 12v, melhorando a sua longevidade (nas boias), e segurança (só 12v no aquário)... Esta corrente irá alimentar um relé de 12v que irá por sua vez dar a corrente doméstica (220v) para a electróvalvula de máquina de lavar que menciono neste meu anterior artigo :
http://waterinspiration.blogspot.com/2008/08/doente-em-casa.html
Podem também ver o meu mini mangal, que ainda não deu sinal de vida...temos de esperar...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário