terça-feira, 9 de dezembro de 2008

RTN

Tenho más notícias, estiquei ao máximo a resistência de alguns corais e ficaram vulneráveis ao RTN, rapid tissue necrose...morte rápida de tecido.

Eis os erros que cometi:

1-embora muda-se pouca água de cada vez usava um só recipient para fazer as TPA's, usando água de osmose demorava a encher 50 litros +/-, nete tempo e porque tinha vazado alguma da água do aqário...kogo tinha o termóstato desligado, e a água no aquário descia 1-.2 graus...

pior ainda era a água da TPA não vir aquecida...

2- não calibrava o refractometro há muito, e este andava a dar indicações falsas...para terem uma ideia 1.021 +/- e dava 1.024...
mais uma vez fora dos pârametros reais do aquário embora com alguma estabilidade

penso que foi a combinação destes dois problemas...

tenham cuidado.

tive 3 espécies de montipora atacadas, capricornis, uma verde e outra a confusa que até acho que é uma acropora...
tudo o resto impecável...

A capricornis tenho práticamente desde o ínicio ainda tenho alguns frags intactos que presumo que sejam descendentes de alguma forma da cólónia mãe que morreu.
A confusa parece ter estagnado o RTN, e parece que vai escapar...
a montipora verde era um frag recente e foi-se...
fotos:




Agora é esperar que as coisas melhorem no entanto vou subir a salinidade de uma forma lenta só pela evaporação usando água para a reposição com alguma salinidade...não vá a cura ser pior que a doença.

RTN tem causa parece-me de algum elemento patogénico, no entanto o stress ambiental pode ter ajudado...

Agora pensem se a água doce nos polos derreter o que vai ser destes corais...

Sem comentários: